Contador Grátis

quinta-feira, 6 de maio de 2010

A saúde da empresa depende da saúde dos seus colaboradores



Cada vez mais nos deparamos com colaboradores esgotados, estressados, cansados e sedentários. O dia a dia cansativo no trabalho impede a adoção de atividades físicas. Quando falamos em qualidade de vida no trabalho, as opiniões são consensuais em relação aos benefícios alcançados.

Infelizmente ainda são poucas as empresas que efetivamente se preocupam com a saúde física e mental de seu capital humano. Muitas das vezes esquecem que o sucesso de toda organização depende da saúde daqueles que diretamente estão ligados a ela.

Além da carga excessiva de trabalho que as empresas cada vez mais delegam a seus colaboradores há uma série de outros fatores que contribuem para o sedentarismo de seu pessoal.

É comum, observamos profissionais que permanecem quase 4 horas diárias dentro dos meios de transporte a caminho da residência x trabalho e depois trabalho x residência. É desgastante a ponto de desestimulá-lo quanto a prática de atividades que proporcionem uma melhor qualidade de vida.

Esta análise deve começar no processo seletivo. Contratar profissionais que residam muito longe do local de trabalho requer a criação de mecanismos internos para atenuar os riscos e desgastes. Medidas como programação de ginásticas, massagens corporais e relaxantes, sala de descanso com músicas agradáveis, biblioteca, caminhadas ecológicas, cursos in company, auxílio refeição visando proporcionar um relaxamento durante o intervalo de refeição com uma alimentação saudável, dentre outras atividades podem sim diminuir as preocupações, o estresse e o sedentarismo arraigado principalmente nos colaboradores que em alguns casos suportam de 08 a 10 horas de trabalho diário.

Investir em planos de saúde e odontológico de maneira alguma pode ser considerado como despesas para a organização. Proporcionar ao colaborador facilidade ao procurar apoio médico é sinal de preocupação, cuidado e investimento.

É importante que as organizações mesmo diante das turbulências diárias se perguntem o porquê da queda da produtividade. Pode ser desmotivação, insatisfação, momento passageiro, problemas familiares, dificuldades financeiras, amorosas e sentimentais e sim também problemas de saúde ocasionados pela precária qualidade de vida.

Tanto a empresa, quanto o colaborar são ambos responsáveis pela administração ou pelo menos pela interferência seja ela positiva ou negativa na qualidade e no modo de vida.

Por Sandro Vaz


Retirado do site: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/a-saude-da-empresa-depende-da-saude-dos-seus-colaboradores/24620/

Nenhum comentário:

Postar um comentário